Avanços na execução do Acordo de Reparação de Brumadinho

A assinatura do Acordo Judicial de Reparação aos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho completa um ano e um mês nesta sexta-feira (4/3/2022). Compromissos de reparação foram firmados tendo como prioridade a recuperação socioambiental e socioeconômica da região atingida – Brumadinho e outros 25 municípios da bacia do Rio Paraopeba. Os principais avanços na execução do termo judicial neste primeiro ano são mostrados no vídeo.

Também cabe destacar, além das informações que constam no vídeo, a seleção de 103 obras e iniciativas encaminhadas à Vale no fim do mês de fevereiro para detalhamento de cronogramas e custos. Obras estas a serem executadas nos 26 municípios atingidos. São 27 iniciativas para Brumadinho e 76 para os demais municípios, sendo três para cada um deles e uma específica para uma comunidade. Leia mais aqui.

O Acordo Judicial visa reparar os danos decorrentes do desastre ocorrido em janeiro de 2019, que tirou a vida de 272 pessoas e responsabiliza a Vale por todos os danos socioambientais e socioeconômicos provocados em Brumadinho e nos outros 25 municípios atingidos da Bacia do Rio Paraopeba.

Fonte: agenciaminas.mg.gov.br