Serviço de Acolhimento Institucional em República

Você conhece este Serviço?

A Comunidade Aliança de Misericórdia de Divinópolis, Minas Gerais, através da Associação Imaculada do Espírito Santo, desenvolve vários projetos sociais nesta cidade, dentre eles, o Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade república.

A república tem como objetivo acompanhar/acolher jovens egressos de Instituições Acolhedoras (abrigos) que atingem maioridade (18 anos), por terem seus vínculos familiares rompidos/fragilizados e não possuirem condições de retorno para família.

As repúblicas são particulares, tanto masculina e feminina. Atualmente, temos dois jovens em acolhimento que além de suporte técnico, feito hoje por uma assistente social, também recebem uma recurso para ajudar a custear o valor do aluguel. Os acolhidos podem permanecer até os 21 anos.

Neste serviço há acompanhamento de uma equipe multiprofissional (Coordenador, Psicólogo e/ou Assistente Social) que auxilia o jovem diante suas demandas para que o mesmo consiga sua autonomia, inclusive com encaminhamento para o mercado de trabalho, para aqueles que estiverem desempregados e orientação quanto a vida financeira. Serviços como esses são importantes para que os jovens tenham autonomia e sejam protagonistas de sua história, pois a república tem outra dinâmica de acolhimento, com mais liberdade e responsabilidade. Nós buscamos formar cidadãos para serem inseridos no mercado de trabalho, terem um local para morar e com condições dignas de viver em sociedade. Então, isso é um ganho para a sociedade e para a cidade. Estamos felizes de dar a esses jovens a possibilidade de um novo recomeço.

Este serviço é subsidiada por meio do Termo de Colaboração 003/2021 em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Divinópolis.

Aliança de MisericórdiaDivinópolis/MG